CARTA QUE MARRIM NÃO RECEBEU, AINDA.

16/12/2019


Desde sábado, 20, daquela segunda quinzena de julho, quando você chegou aqui em Almenara vindo de Vinhedo, São Paulo, dentro de um caixão, que choveu dez dias seguidos. Chuva de enganar trouxas, fina e leve. Mas, diante da secura foi uma benção.

Retribuímos a família e nós, os amigos do velório, dizendo: - Ao ser convidado para um banquete, procure sentar nos bancos de trás. Foi assim que Jesus nos ensinou aqui na Terra. Nada de competição desleal, 'o valor da pessoa se mede pela sua capacidade de se transformar sobre tudo e sobre todos': Ao ocupar os lugares de destaque, você poderá correr o risco de ceder o banco a pedido do anfitrião, em função de pertencer a outro convidado mais estimado.


Faz dois meses e dias que você seguiu caminho em outras esferas. Sua jornada aqui foi louvável, mais, não posso dizer. O inimigo continua irado. O mensageiro da bicicleta desapareceu. Sua plaquinha de bronze "Prótese Dentaria - Edmar Sousa Araújo" foi retirada de cima do número 853 da Argemiro Aguilar.

No nosso morro da Valdomira Martins, seu concorrente o protético 'Paulinho dentista' levantou o alicerce da casa, depois de Luther King, bem na virada do rio formando um vistoso rabicho.

Explico, 'meu': a cidade virou uma São Paulo em miniatura. Você chegou a comentar sobre o descampado em obras, ali depois da churrascaria Mineira, sentido Jacinto. Pois é, já se encontra em pleno funcionamento a SAE-Towres e a Tabocas, esta, no lado esquerdo da rodovia; as duas estão empenhadas na tarefa de abertura de piquetes e instalações dos cabos da linha de transmissão de energia, passando pelo Vale, de Padre Paraíso até Poções, Bahia.

Entre os dois canteiros de obras calculam-se 500 pessoas. De manhãzinha, peões uniformizados, azul-SAE, cinza-Tabocas vêm deslocando para a avenida, se agrupando em 50 trabalhadores, para pegar os respectivos ônibus alugados. Cheiro de 'dindim' circulando no comércio, observado pela turma da caminhada descendo a Olindo de Miranda, separado, Anísio, o gordinho cruzeirense vai empurrando seu brinquedo de rodinha, no vai e vem da manhã.

Casas anunciadas para alugar a tempos foram ocupadas; Pensões com movimento de hóspedes; o hotel Vigia reformado na cor azul; pousada do Chico da água de coco, levantando um esticado nos fundos, mais quartos; pousada Sol Nascente também está construindo um anexo, lote de esquina em rua paralela, próxima da boutique Carpe Diem, nome derivado do latim: Aproveite o dia.

Reboliço geral: as principais ruas nos bairros sendo asfaltadas aos montes, para a alegria dos sofridos moradores. Os dois mercados, o velho e o novo, cheios e faustuosos, nas sextas e sábados.

Os pedintes ainda preocupam, ficam na porta de supermercados de maior movimento, de olho no troco das moedas no caixa, tem diminuído a chateação.Último de Almeida homenageou o dia 25 de setembro, Dia do Rádio pela importância de atingir, em surdina, os habitantes da Terra, por toda a parte, quiçá, abranger outras moradas solares. Vou pedir a ele para mandar o abraço costumeiro no programa matinal, Raízes 104. Você gostava tanto de ser lembrado...

Renato do som concorda comigo 'a morte não negocia'. Você subiu na hora errada: Consultório reformado, clientes minguando. Agora, não. Tantas bocas de peões endinheirados na cidade, tantos clientes procurando serviço barato...

Sua cadeira de dentista antiga, que serviu de troca com o barbeiro Elias cortar seu cabelo enquanto vida tivesse, foi quitada de forma precoce. Deixei por último este comunicado que mais lhe interessa: Dôra mantem uma tarja preta na manga da blusa, ao citar seu nome ela chora - Viuvez intocável."Nevoeiro na serra chuva na terra". Dá mais uma força aí.

Em tempo:

O serviço social da SAE-Towres e Tabocas, a pedido do prefeito Ademir estão com duas patrolas terraplanando lá pelo seu canto de origem, até Pedra Grande, beneficiando três mil moradores e todos os ribeirinhos do distrito. E o mais importante: tem um projeto encaminhado para que a estrada seja asfaltada de Almenara a Pedra Azul, sem demora. Já Pensou?


Silvino Patente Neto


FOTO: Dôra de Marrim

© 2018 Blog letras do Vale. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora